Como Criar um Blog em 5 Passos + Dicas!

sexta-feira, setembro 28, 2018



Você morre de vontade de criar um blog, mas não sabe por onde começar?! Aqui nesse post, vou te contar os 5 passos que eu segui quando comecei o meu! ⬇


1. Definir qual será o nicho: Primeiro de tudo, você precisa decidir em qual nicho seu blog se encaixará. Em outras palavras, você vai precisar definir qual tema o seu blog irá abordar. Existem diversas possibilidades, como moda, beleza, viagem, alimentação, life style, entre outras. Esse passo é muito importante, pois é com ele que você saberá qual vai ser o seu público a ser atingido! Cada pessoa que gosta de ler blogs, procura por aqueles que se encaixam no que mais gosta, e acaba se tornando um leitor fiel. É difícil obter leitores fiéis, se o seu blog abordar sobre muitas coisas distintas ao mesmo tempo, pois não terá um publico definido, entendem?! Mas é claro que, se fizer sentido, você pode mesclar coisas que combinam juntas, por exemplo: o meu blog é voltado para moda, mas também falo um pouquinho sobre beleza. Agora, seria estranho se eu publicasse um post sobre esportes, né?

2. Definir qual será o nome: O nome do seu blog vai ser o principal fator para sua divulgação! Tem que ser algo que tenha a ver com você, e com seu nicho. Mas não adianta colocar um nome enorme e difícil, pois a intenção é que as outras pessoas se lembrem dele, e saibam como pronunciar. Se for ao contrário, irão esquecer facilmente! Esse foi um dos motivos que me influenciaram a trocar o nome do meu blog (explico mais o porque troquei o nome aqui nesse post).

3. Definir qual plataforma usará: A plataforma, será onde você vai escrever os seus posts, publicar, editar, etc. Os mais conhecidos e usados são o Blogger (Blogspot) e WordPress . Nos dois você cria de graça ( no WordPress tem alguns planos premium também). Eu uso o Blogger, pois acho mais simples e mais fácil de mexer. Mas se você está começando agora, pode criar um blog teste em cada um deles, e ver com qual você se adapta melhor!

4. Definir seu domínio: O domínio do seu blog, será o endereço no qual as pessoas irão acessar na internet, como www.anapassaretti.com.br . Quando você cria um blog grátis em qualquer plataforma, o seu endereço levará o nome da plataforma junto ao nome do seu blog, como por exemplo: www.anapassaretti.blogspot.com . E não é que isso seja ruim, porém se a sua intenção ao criar o blog, é de que ele seja profissional, é bem visto que você registre um domínio, assim como o meu. O site que eu usei para registrar o meu domínio foi o registro.br , e pago 40 reais por ano para manter ele. Se você pretende criar um blog para uso pessoal, esse investimento não é tão necessário.

5. Definir seu layout:  O layout do seu blog é importante, pois é a ''beleza'' da sua página. É a primeira coisa que uma pessoa repara ao acessar, e além disso, é o que dá a sua cara e estilo visual ao blog. Uma blogueira profissional e que leva o blog como seu trabalho principal, costuma pagar um designer para criar seu layout especialmente para ela, mas isso custa uma grana viu! Você pode fazer como eu: baixar layouts grátis na internet. O site que eu uso é o beauty templates (somente para blogger). Junto com o arquivo, vem um passo a passo de como você instala o layout no seu blog. Se você, mesmo com o passo a passo tiver algum problema ou dúvida, pode me mandar por alguma rede social, que eu te ajudo como puder! No começo eu não sabia de naaaaada, e tive que aprender tudo sozinha..e se eu consegui, você vai conseguir também!!!

Eu espero muito que esse post tenha te ajudado! Qualquer dúvida, me manda uma mensagem lá no insta que eu te ajudo!! 💙

You Might Also Like

1 comentários

  1. O post ficou muito bom! apesar de eu ter abandonado meu blog, acho essas dicas muito importantes.


    https://www.youtube.com/sabrinaizabelle

    ResponderExcluir