um desabafo sincero sobre moda

quinta-feira, fevereiro 14, 2019


Desde que me entendo por gente, reconheço que o meu lugar, é no mundo da moda. Sempre foi minha maior paixão, e sempre me vi trabalhando somente neste meio! Acho que como toda pessoa que ama esse mundo, sempre gostei de apreciar as grifes mais famosas de moda, seus desfiles, suas roupas e coleções. 
Aos poucos, conforme fui crescendo, soube que por trás de todo o glamour daquelas roupas impecáveis, havia muita coisa errada. De uma certa forma ignorava, ou simplesmente tentava não pensar nesse lado da minha querida moda, que eu tanto amava e idolatrava em todos os aspectos! Inclusive, sempre fiquei chateada quando alguém me dizia que moda era algo fútil.
Mas hoje, venho aqui confessar para vocês, que me vejo em uma posição de muito questionamento sobre esse mundo e o que acontece por trás dos holofotes. Tudo o que eu consigo pensar é '' por quê? '' ou '' para que?'' esse mercado sacrifica tantas coisas?...em prol de uma peça de roupa bonita para elevar a vaidade de seu consumidor, o qual irá trocar por uma outra peça a cada nova coleção?! Isso sim realmente é muita futilidade.
Milhões de animais sacrificados por ano em proveito de bolsas e botas de couro, e casacos de pele.
Uma quantidade absurda de poluentes na natureza, a partir de alguns produtos utilizados para fabricação de roupas e acessórios (como por exemplo, o material pvc).
E também não podemos esquecer da quantidade de trabalhadores que beiram a escravidão no processo de produção de roupas para a maioria das redes de fast fashion.
Pois é gente, tem como ignorar esse tipo de informação? Eu não consigo mais (inclusive acho que estou até atrasada nessa questão! mas, antes tarde do que nunca né?). Essa, definitivamente não é a moda que quero pra mim!
Eu não sou a pessoa mais expert no assunto, e ainda tenho MUITOS passos para dar, para conseguir seguir uma moda correta, justa, e sustentável (porque é possível, tá?!). Moda e sustentabilidade são duas coisas que podem e DEVEM começar a andar juntas o mais rápido possível!!!
Estou começando a tentar entender mais sobre tudo isso, pelo meu lado como consumidora! Então espero que gostem de desvendar mais sobre esses assuntos comigo, aqui pelo blog!
Afinal, moda para mim é sobre arte, comunicação e expressão, e isso não é futilidade! :)

Obs.: se você tem algum conhecimento sobre moda sustentável, ou apenas se interessa e quer conversar mais sobre, sinta-se à vontade para me chamar no insta !! Vou adorar saber ou compartilhar mais sobre ♡.

You Might Also Like

0 comentários